Um amigo que me marcou… Leia essa História!

Um dia navegando pela internet, no meio de tantas postagens de variados assuntos no Facebook, vi algo que me chamou a atenção. Era uma foto compartilhada por uma amiga do interior. Uma foto que pedia ajuda para um rapaz.

Quantas vezes nos deparamos com essas imagens de pessoas com problemas de saúde pedindo ajuda. Muitas delas são falsas, é preciso ter cuidado para não cair em correntes ou armadilhas. Mas essa tal publicação me chamou a atenção, parei para ver como nunca havia parado antes.

Era uma campanha para incentivar as pessoas a tornarem-se doadores de medula óssea. Eu não sabia nada sobre o assunto, mas senti algo diferente e uma vontade incomum de ajudar aquele rapaz. Era o Marco.

Um rapaz de 32 anos, a mesma idade que eu estava a completar, portador de uma doença chamada Mielofibrose, e precisava encontrar urgente um doador de medula óssea para sobreviver. Sua doença evoluiu para leucemia mas ele era um guerreiro. Ao lado de sua esposa e familiares eles lutavam com todas as forças para encontrar esse doador compatível e enfrentar o dia-a-dia do tratamento.

Corri atrás, entrei em contato com a família. Conheci sua irmã Bárbara e a esposa Natalia. Levantei mais informações sobre o Marco, conheci a campanha “Juntos somos o Marco mais Forte” e vesti a camisa como se fosse alguém da minha própria família.

10402945_360722470764593_5001026942953719420_nFoi um pouco mais de 2 semanas em que meu objetivo era encontrar formas de ajudar o Marco. Queria ver ele bem. Queria ver a campanha dele se espalhando muito pela internet e incentivando muita gente a se cadastrar como doador. Eu também me cadastrei pois aprendi a importância disso.

Foram muitos dias de oração e clamor a Deus. Meus problemas desapareceram nesse tempo, pois só tinha espaço para pensar no que eu poderia fazer para ajudar o Marco. Um desejo meu era um dia sair aqui da zona leste São Paulo e ir até Campinas só para conhecer o Marco, assim que ele pudesse receber visitas. Dar um abraço nele e falar que eu estava torcendo muito e que ele podia contar comigo para o que precisasse, mesmo estando distante.

Mas não deu tempo de conhece-lo.

Hoje pela madrugada recebi a notícia do falecimento dele. Sentei na cama sem reação e não sabia o que pensar. Difícil foi dormir a noite. Uma tristeza tomou conta do meu coração, pois mesmo nunca ter falado com ele, ele se tornou uma pessoa importante pra mim, como alguém da família, um grande amigo. E acredito que foi Deus que fez isso.

Fico aqui me perguntando por que eu não conheci o caso antes para poder ajudar mais, para insistir mais ainda e tentar encontrar esse doador compatível? Por que não eu não tive a oportunidade de ao menos falar com ele uma única vez?

Não entendemos os caminhos de Deus, mas Ele sempre tem o melhor. Por mais “clichê” que possa parecer essa frase, Deus tem tudo em suas mãos e fez o melhor para o Marco. Minha oração hoje é pela família, que o Senhor os console e os fortaleça. O Marco deixou um legado e sei que foi e ainda será um marco na vida de muitas pessoas.

A Fé genuína é aquela que continua firme mesmo que o milagre não aconteça.
O abraço que eu daria nele, só foi adiado. Vai acontecer em breve na eternidade.

Ricardo