Quantas vezes já ouvi que os termos “me apaixonar”, “estou apaixonado”, e outros nessa linha não servem para expressar um sentimento verdadeiro por Deus. A razão que alguns alegam é que “o certo” é dizer que “eu amo”, e que estar apaixonado é uma coisa passageira, por isso não se deve usar, entre outros argumentos. Lembro-me de quando o grupo Diante do Trono veio gravar em SP seu DVD “Quero me Apaixonar”, como eles foram criticados por usar esse termo em referência a Deus.
Na minha opinião, tudo vai da intenção do coração da pessoa. As vezes nós falamos: “eu adoro coca-cola”, “eu adoro viajar”… Eita! Então quer dizer que estamos violando o mandamento de adorar somente a Deus? Claro que não! É uma força de expressão que diz que gostamos muito de algo. Ao mesmo tempo que podemos usar essa palavra para dizer que adoramos somente a Deus!
Penso da mesma forma com a questão do APAIXONAR. Andar com Deus é relacionamento. E como é um relacionamento? Tem dias que você está bem com a pessoa. Tem dias que você pisou na bola e não está tão bem. A relação pode estar aquecida por um tempo, mas se você não cultivar, ela pode esfriar, e esfria mesmo! Qual a solução para que não esfrie? É se apaixonar todos os dias!
Se todos os dias escolhermos nos apaixonar novamente, a chama do amor estará sempre acesa! Sabe quando falam: “olha aqueles dois apaixonados, não se desgrudam” ou “porque você está assim todo bobo, está apaixonado?”. Vejo nisso, a vantagem da paixão dentro do amor. A paixão é o amor aquecido, que se não for cultivado, esfria. Você continua amando a pessoa, mas aquele algo a mais não está presente. Estar apaixonado é pensar na pessoa o tempo todo, querer estar perto, querer falar dela, querer agradar ela… Quando você ama, você também quer fazer essas coisas, mas quando você é apaixonado pela pessoa que você ama, as coisas são mais intensas. A paixão acaba, o amor não. Então a paixão deve ser cultivada dentro do amor, todos os dias se apaixonar para que o amor tenha vida intensa.
E isso trago para nosso relacionamento com Deus. Nós o amamos. Eu o amo. Mas devo todos os dias fazer uma escolha: me apaixonar por Ele. Um relacionamento com intensidade. Sabe aquelas pessoas que você ama, mas não tem aquela vontade de estar perto, nem sempre ta afim de conversar, de pensar nela, de presentear… você até ama, mas não tem aquela ligação. A paixão é o algo amais na relação. Paixão sem amor acaba no zero a zero, não tem efeito. Mas a paixão dentro do amor é algo que não pode faltar.
Apaixone-se por Deus todos os dias. Tenha saudades, volte de onde você caiu e nunca mais deixe seu coração se esfriar!
Deixo com vocês a música que dá título a esse texto: “Quero me Apaixonar” – Diante do Trono (2003).
Deixe seu comentário abaixo!
Ricardo Costa