Com a estreia do Homem de Aço, o Superman nos cinemas, os fãs de ação e os saudosistas acompanham o relançamento de um dos mais famosos personagens criados nas histórias em quadrinhos e TV. Apesar de Zack Snyder (diretor do longa-metragem) ter desejado manter o uniforme tradicional do herói, O Homem de Aço conta com uma mudança significativa no traje do Superman, que foi modernizado e não conta com a famosa “cueca vermelha”, que era uma das principais características do personagem. Muita gente (inclusive eu) ja brincou de super-herói na infância colocando um lençol nas costas e uma cueca por cima da calça…
Foi quando li uma frase muito interessante nas redes sociais que me chamou a atenção. Era uma piada a respeito da cueca do Superman: “parece que alguém aí aprendeu que cueca se usa por dentro das calças!”. Uma piada bem pensada inclusive rs. Mas isso me fez parar e pensar (na realidade viajar) em um pensamento, fazendo um paralelo.
Existem coisas que aprendemos e passamos anos da vida fazendo igual, achando que está certo porque aprendemos assim e assim será o resto da vida. Clark Kent demorou várias temporadas pra aprender que a cueca era pra usar por dentro e não por fora. Porém ele poderia achar: “bom, pra mim esse era o certo ate agora e sempre usei dessa forma, não vou mudar bem agora que todo mundo sabe que sou assim só porque enxergo hoje de uma forma diferente”. Esse não foi o pensamento dele. Ele mudou o pensamento e a atitude sabendo que isso poderia chocar seus milhares de fãs e admiradores.
É logico que isso é uma grande piada porque ele não passa de um personagem. Mas e nós? Até quando vamos ficar presos a velhos conceitos achando que só porque fazemos dessa forma a vida inteira, não podemos mudar. Quantas vezes pensamos de uma forma a vida toda e quando descobrimos que perdemos um bom tempo pensando da forma errada não queremos mudar com medo de “o que os outros vão pensar”, orgulho ou então falamos “esse é meu costume, sempre fui assim então pra que ser diferente?”. A falta de mudança nos atrasa, e não nos leva ao degrau acima, mas sim ao retrocesso.
Deus sempre tem coisas novas. Ao ler sua Palavra e seus ensinamentos recebemos a verdade. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32). Isso traz um novo olhar das coisas, mostrando o que esta certo e o que esta errado. Se não estivermos abertos para a mudança de pensamento e aplicarmos na prática nunca vamos experimentar o novo de Deus e as bênçãos de ser livre e verdadeiros diante dEle.
Ricardo Costa ( Ricardo Costa )
www.portalricardo.com.br
Link permanente
Muito bom! Esses temas criativos realmente nos levam a uma super reflexão!